Fundação Louis Vuitton: diferente de tudo o que você já viu!

Situado ao lado do Jardim d’Acclimatation, no distrito 16 de Paris, a Fundação Louis Vuitton é um marco arquitetônico que você não pode deixar de visitar com a família.

Inaugurado em 2014, o museu e centro cultural é uma das construções modernas mais impressionantes que você vai conhecer! E o melhor: pode ser uma super programação para as crianças.

Um pouco da história desse lugar deslumbrante

Tudo começou quando, em 2001, Bernard Arnault, presidente e CEO da Louis Vuitton, conheceu Frank Gehry – arquiteto canadense que foi responsável por obras arquitetônicas como Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles, Museum of Pop Culture, em Seattle, Cinemateca Francesa, entre outras… – Bernard Arnault contou a ele seus planos de construir um novo edifício para a Fundação Louis Vuitton, no coração do Bosque de Boulogne (uma das maiores áreas verdes de Paris, estabelecida em 1850, durante o reinado de Napoleão III).

@parciparla

Frank Gehry imaginou um edifício inspirada pelo Grand Palais, mas também pela leveza das arquiteturas de vidro e de jardins do final do século XIX. O prédio então foi construído à semelhança de um veleiro com velas infladas pelo vento oeste, acarretando uma ilusão de movimento. Doze velas de vidro translúcido envolvem estruturas que se assemelham a um “iceberg” em cima da água.

A arquitetura faz um uso espetacular da luz, que é refletida inclusive por espelhos. Cada milímetro foi propositalmente pensado.
Além do mais a Fundação apresenta uma preocupação ambiental com um sistema para a recuperação da água da chuva. Os pilares ecológicos e humanos do desenvolvimento sustentável foram colocados no centro de todas as fases do projeto: design, construção e operação. E é claro que o interior da fundação é tão deslumbrante quanto o exterior, com obras de arte que se misturam à estrutura de vidro e madeira.

Exposições e eventos

A Fundação recebe exposições contemporâneas, master classes, concertos e eventos variados. Vale dar uma conferida na programação no site.

@parciparla

E para as crianças?

Além da própria arquitetura que vai encantar as crianças por ser algo bem diferente do que elas costumam ver, a Fundação Louis Vuitton costuma oferecer atividades variadas para a família. Trajetos guiados especialmente para crianças, jogos, oficinas e outras atividades são parte das opções que você pode conferir no próprio site, no menu “Family activities”.

Há um espaço no subsolo unicamente para ateliês para as crianças. O idioma é em francês, mas os animadores da Fundação falam também inglês. A duração é em média de uma hora e a criança é convidada fabricar algo com relação a exposição e no final ela leva para casa a sua arte.

@parciparla

E só para te deixar com ainda mais vontade de conhecer a Fundação com toda a família, aqui vão mais algumas informações sobre a arquitetura do edifício:
• 13.500 m² de superfície das velas de vidro
• Área útil total de 7.000 m²
• 3.850 m² de espaços de museu
• 11 galerias de exposições

Precisa de mais um bom motivo para não perder o passeio? O topo da Fundação Louis Vuitton vai te proporcionar uma vista maravilhosa de Paris!

Onde comer?

No restaurante Frank dentro da Fundação Louis Vuitton. O nome é uma homenagem ao arquiteto. O restaurante é muito aconchegante, entretanto não é possível reservar. Aconselho chegar às 12h em ponto!

Depois da visita

Correm para o Jardim d’acclimatation. Alias vocês já estarão dentro do parque. Agora basta se divertir até o final do dia.
Para saber mais sobre Jardim d’acclimatation clique aqui.

A Parci Parla espera que vocês tenham uma visita inesquecível. Aproveite pra contar para gente como foi 😉

Informações práticas

 A partir de abril 2020 a próxima exposição será sobre Cindy Sherman.

Quando não há exposição, vale fazer o tour arquitetônico nos bastidores do edifício Frank Gehry, além dos terraços e a vista panorâmica.

Endereço
8, Avenue du Mahatma Gandhi
Bois de Boulogne
75116 Paris

Horários
de segunda à domingo
Das 12h às 19h (detalhes no site)
Fechado às terças-feiras

Como chegar de transporte público
De metrô: estação de linha 1 Les Sablons
Pegue a saída da Fundação Louis Vuitton.
A Fundação fica a 10-15 minutos a pé da estação de metrô.

Site: https://www.fondationlouisvuitton.fr/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.