A Normandia é uma região histórica da França.
Ela é dividida em duas regiões: a Baixa Normandia, onde encontramos os departamentos: Calvados, Manche e Orne, e a Alta Normandia, os departamentos Eure e Sena Marítimo
Neste roteiro de 3 dias na Normandia vamos falar de 4 lindas cidades: Deauville, Trouville-sur-Mer, Honfleur e Rouen.
Por que visitar a Normandia?
Berço histórico da Idade média
Kaamelott, o Santo Graal de Monty Pythons, as façanhas de Robin Wood, os ataques dos vikings, Joana d’Arc… O nosso imaginário coletivo reconhece a idade média como uma era de fábulas. Essas cenas que nos atravessaram um dia através de livros, filmes, desenhos vão te guiar em uma viagem cheia de história na Normandia.
Arquitetura autêntica
Além dos fatos históricos, descobrir a Normandia é viver uma paisagem única, uma arquitetura própria da região. O estilo local das aldeias e fazendas é o colombage. Este termo é utilizado para descrever um conjunto de estrutura de madeira em francês.
Sem contar com os inúmeros castelos e fortificações, abadias e catedrais de estilo gótico flamejante, do francês flamboyant.
Deauville
Muito conhecida pelo Festival do cinema americano, esta cidade é considerada um dos resorts mais prestigiados e luxuosos na França.
Apenas 200km de Paris, Deauville é a praia mais procurada pelas famílias parisienses. As crianças são prioridades na cidade.
Além da praia, a cidade oferece um mini golf, brincadeiras com objetos infláveis na areia, sem contar com as corridas deslumbrantes de cavalos realizadas no Hipódromo de Deauville-Clairefontaine mais significativo da região.
Trouville-sur-Mer
Há 2 km de Deauville, vale a pena continuar a balada até Trouville-sur-mer. Entretanto, como Deauville, a cidade tem um cassino, charme arquitetural, praia, e também muitas brincadeiras para crianças a beira mar: Trampolim, carrossel, mini kart e outros.
Honfleur
É de tirar o fôlego ao chegar na cidade e dar com o porto de Honfleur. Pitoresca, Honfleur é caracterizada pelas casas com fachadas cobertas de ardósia. Esta comunidade é classificada no concurso das cidades floridas.
Os artistas, que contribuíram com o movimento artístico: o Impressionismo, como, Gustave Courbet, Eugène Boudin, Claude Monet, se serviram da cidade como modelo em suas diversas obras.
Rouen
A cidade é marcada pelas guerras. A Guerra dos cem anos, a peste negra e Joana d’Arc foram os principais acontecimentos em Rouen. Quando os ingleses controlaram a cidade, a heroína da idade média foi presa e executada na cidade, na praça do Vieux-Marché em 30 de maio de 1431.
A catedral de Notre Dame de Rouen e sua arquitetura gótica devem ser apreciados logo na chegada a cidade.
Um passeio de dois dias com muita cultura e brincadeira.
Para esta viagem de dois dias, eu recomendo alugar um carro. Assim você fica mais livres para conhecer os lindos vilarejos nos arredores, como Pont de l’évêque e admirar a vista maravilhosa do Pays d’Auge.
Bon voyage e à bientôt!
Aureliana 🙂