Que tal conhecer a história do castelo de Versalhes onde tudo começou?
Historia do Castelo Vaux-le-Vicomte
O Castelo Vaux-le-Vicomte é conhecido como a mini Versalhes, mas vocês verão que ele é muito mais. O Castelo Vaux-le-Vicomte é origem do famoso Palácio de Versalhes. E a história, uma das mais importante na França, começa por um apaixonado por artes: o senhor Nicolas Fouquet.
No 17 de agosto de 1661, Nicolas Fouquet, administrador das Finanças de Luís XIV, o famoso rei Sol, convidou o rei e toda a corte para uma grande festa no seu castelo digno de um rei: O castelo Vaux-le-Vicomte.
E para agradar o rei, Nicolas Fouquet fez uma festa incrível. Um buffet do bom e do melhor, louças surpreendentes de lindas, o famoso Moliere apresentará uma peça de teatro especial para o rei e no final, quando ninguém espera, fogos de artifícios!
A festa foi um sucesso, mas Nicolas Fouquet não percebeu a chegada de um grande perigo para ele: Neste dia de glória, o rei Luis XIV não foi o espetáculo, mas um espectador.
Nicolas Fouquet dormiu feliz por ter oferecido esta festa ao rei, mas Luis XIV vai ficar doido de raiva e poucos dias depois Nicolas Fouquet foi parar na prisão. Ele atraiu a ira do Rei por tanta magnificência!
E Nicolas Fouquet vai morrer na prisão. Foi o D’Artagnan que o levou para prisão. Alias, ouvimos falar do D’Artagnan e o 3 mosqueteiros no romance de Alexandre Dumas. Pois, este século foi uma grande inspiração para os escritores, além dos 3 mosqueteiros, o famoso homem da máscara de ferro será também desta na época. Tanto que tem uma teoria que o prisioneiro da máscara de ferro tenha sido Nicolas Fouquet. Todas estas histórias são contadas neste castelo!
E o Palácio de Versalhes?
O rei Luís 14 impõs seu poder absoluto e colocou o Nicolas Fouquet na prisão e convidou os artistas geniais responsáveis por este castelo a irem trabalhar em Versalhes.
Nicolas Fouquet reuniu os melhores artistas para construir o castelo Vaux-le-Vicomte. O arquiteto Louis Le Vau, o pintor-decorador Charles Le Brun e o paisagista André Le Nôtre.
Os três criaram em Vaux-le-Vicomte um conjunto de uma perfeita harmonia que inspirou não apenas o Castelo de Versalhes, mas muitos castelos no mundo.
Estamos no auge do classicismo francês!
Atividades em Família no Castelo de Vaux-le-Vicomte
Além da história incrível, o castelo Vaux le Vicomte reserva várias atividades muito legais principalmente para famílias durante o ano.
Visita a fantasia no Castelo de Vaux-le-Vicomte
O castelo é inteiramente mobilado e decorado como se Nicolas Fouquet e a sua família tivessem abandonado recentemente o local. O Castelo Vaux-le-Vicomte é um dos raros cenários que permaneceram intactos desde o século XVII.
E para oferecer um dia inesquecível em família, o castelo aluga fantasias de época, mosqueteiro ou princesa, para as crianças viajarem no tempo e viverem na corte do século 17.
Noites à luz de velas no Château de Vaux-le-Vicomte
Todos os sábados, durante o verão, cerca de duas mil velas iluminam os salões do castelo e os caminhos do jardim. No lago criado pelo Andre le Notre, as crianças podem brincar de barquinho e viver uma experiência única nos passeios noturnos à luz de velas.
Neste período, o castelo abre dois restaurantes e um bar. Além disso, podemos também levar o nosso pique nique!!
E para honrar a história de Nicolas Fouquet, a surpresa no final é nada mais do que fogos de artifício de ouro e prata são disparados ao som de uma valsa de Franz Léhar.
A surpresa de Natal no Castelo de Vaux-le-Vicomte
O castelo oferece uma decoração de Natal cheia de magia em todas as salas do castelo.
Ovos de páscoa no Castelo de Vaux-le-Vicomte
Respeitando a tradição na França, o castelo organiza uma gigantesca caça ao tesouro de ovos de chocolate nos jardins.
Informações Práticas
Acesso ao Château de Vaux-le-Vicomte.
Um castelo perto de Paris
50 km ao sul de Paris, a propriedade é acessível de carro.
Site: Vaux-le-Vicomte
À bientôt 🙂
Aureliana Paula Garreau