Visitar um museu com criança é uma experiência valiosa em família.
As questões de como lidar com o tédio, a falta de concentração ou até mesmo certas perguntas que são difíceis de responder intimidam as vezes os pais a visitarem museus com uma criança. A nossa missão é de despertar o interesse e dar o gosto pela cultura desde cedo, de uma forma divertida e educativa, em torno de jogos de descobertas adaptados a todas as idades e ao ritmo das crianças. E os pais terão um momento para compartilhar a cultura com os seus filhos sem pressão e de uma maneira segura para todos. O essencial é respeitar o tempo da criança, deixar a imaginação dela rolar e contar a ela uma historia.
Respeitar o tempo da criança
A visita é para eles, na linguagem deles para lhes dar o gostinho da cultura, desenvolver a criatividade e abri-los para o mundo.
Eu aconselho sempre a escutar a criança, parar onde ela decidir e seguir no ritmo dela.
Quando que ela estiver aberta para ouvir, é neste momento que ela guardará mais as informações.
Deixa a imaginação rolar
É muito importante se divertir com arte com os pequenos. Estimular a imaginação deles, compartilhando bons momentos em família em volta de um jogo de descoberta, por exemplo, é o essencial.
Vejam que legal um pouco que aprendo com esses anjinhos:
Durante uma visita ao Museu do Louvre, Carolina de 5 anos me perguntou porque a Vênus de Milo não tinha braço, onde estava a cabeça da Vitória de Samotrácia, etc. No dia seguinte, quando fomos ao Museu d’Orsay fiquei surpresa com a sua reação : Com um grande sorriso ela me disse : «Tia Paula, aqui todas as esculturas tem braços, pernas e cabeças.»
Não é maravilhosa esta observação tão natural de uma criança de 5 anos?
Quando Carlos de 6 anos parou em frente a este quadro do Van Gogh, eu lhe perguntei porque o céu azul é um azul escuro, mesmo sendo de dia, a resposta dele foi muito espontânea e sem hesitação: «Porque o Van Gogh estava triste.»
Adaptar a visita no ritmo dos pequenos é muito importante. Eles que vão decidir o que lhes interessam.
Falando em imaginação, uma vez eu pedi para o Pedro de 6 anos imaginar o que a Vênus de Milo estava fazendo com os braços, ele me disse que ela estava tirando um selfie. Toda a família caiu na risada!
Uma outra também, quando contei a história do Napoleão Bonaparte a Maria Vitória de 6 anos, ela me disse que ele é como Donald Trump! Acreditam? E assim vai 🙂
A imaginação dos pequenos não tem limites!
Conte uma historia
Conte a historia de uma obra de arte, mostre a criança cada detalhe e a deixe descobrir o que ela tiver vontade. Aos poucos as perguntas sobre o artista, a obra, o material aparecerão. Conosco, as crianças recebem um material para seguir antes, durante e depois da visita, em volta de um atelier temático.
Se você optar por uma visita não guiada, crie uma brincadeira, por exemplo, incite os seus filhos a procurarem uma obra e fale dela. Explique para eles para que servem os museus, e transmita o universo do museu escolhido antes de começar a visita.
Se a criança perguntar várias vezes a mesma pergunta, não se incomode, sem stress, responda quantas vezes for preciso. Em seguida, pense em um enigma e as convide para solucioná-lo. O objetivo é que as crianças aprendam se divertindo e que elas tenham um bom momento em família.
Conforto
Atenção papai e mamãe, o conforto é muito importante. Uma visita pode durar de 2 a 3 horas, então, pensem em levar sempre uma garrafa de água e evitem carregar peso durante a visita. Os museus em Paris oferecem gratuitamente um guarda volumes. O Museu do Louvre, por exemplo, que recebe em media 40 mil visitantes por dia, oferece um espaço fácil e acessível para guardar volume para todos sem fila de espera! Não hesite a utilizá-lo.
Água na bolsa, braços leves, todos já foram ao banheiro e o mapa do museus em mãos, todos estão prontos para aprender se divertindo. Museu com criança tem que ser divertido!
E para isso, podem contar conosco em Paris: Paris com crianças. ☺
Atividades no museu em Paris com crianças
Há mais de cem museus que oferecem uma agenda de ateliers educativos durante todo o ano para as crianças de todas as idades. Para ter uma ideia do quanto as crianças são bem-vindas, é possível até comemorar os aniversários dos pequenos dentro do museu! Entretanto, para ter o acesso às agendas ricas de atividades é preciso de muita organização. Primeiro, as atividades são na maioria das vezes de quarta-feira (dia livre escolar) e aos finais de semana. Segundo, é preciso reservar com muita antecedência. E na maioria, as atividades são em francês. Assim, em parceria com a PARISKID, criamos nossa própria animação com muita dedicação, priorizando ateliers, para que as crianças de todas as idades tenham uma experiência lúdica e inesquecível nos museus em Paris.
Estarei em Paris no s dias 22 a 24 de janeiro com minha neta seremos 4 adultos e minha neta com 5 anos e gostaria de fazer um passeio pelo Louvre com guia em português especializado para criança, gostaria também de incluir a exposição sobe Leonardo Da Vinci . Gostaria de saber qual o valor do passeio com guia em português.
obrigada
Podemos falar melhor pelo Whatsapp? O meu número é +33638340615. Abraços Aureliana
Olá, gostaria de saber como fazer com vocês uma visita guiado no Louvre… vamos a Paris de 26 a 29 e li sobre a visita com Aureliana e fiquei muito empolgada…
obrigada
Luísa
Podemos falar melhor pelo Whatsapp? O meu número é +33638340615. Abraços Aureliana