Visitar museu com criança

Visitar um museu com criança é uma experiência valiosa em família.

As questões de como lidar com o tédio, a falta de concentração ou até mesmo certas perguntas que são difíceis de responder intimidam as vezes os pais a visitarem museus com uma criança. A nossa missão é de despertar o interesse e dar o gosto pela cultura desde cedo, de uma forma divertida e educativa, em torno de jogos de descobertas adaptados a todas as idades e ao ritmo das crianças. E os pais terão um momento para compartilhar a cultura com os seus filhos sem pressão e de uma maneira segura para todos. O essencial é respeitar o tempo da criança, deixar a imaginação dela rolar e contar a ela uma historia.

Respeitar o tempo da criança

A visita é para eles, na linguagem deles para lhes dar o gostinho da cultura, desenvolver a criatividade e abri-los para o mundo.

Eu aconselho sempre a escutar a criança, parar onde ela decidir e seguir no ritmo dela.

Quando que ela estiver aberta para ouvir, é neste momento que ela guardará mais as informações.

@ParciParla

Deixa a imaginação rolar

É muito importante se divertir com arte com os pequenos. Estimular a imaginação deles, compartilhando bons momentos em família em volta de um jogo de descoberta, por exemplo, é o essencial.

Vejam que legal um pouco que aprendo com esses anjinhos:

Durante uma visita ao Museu do Louvre, Carolina de 5 anos me perguntou porque a Vênus de Milo não tinha braço, onde estava a cabeça da Vitória de Samotrácia, etc. No dia seguinte, quando fomos ao Museu d’Orsay fiquei surpresa com a sua reação : Com um grande sorriso ela me disse : «Tia Paula, aqui todas as esculturas tem braços, pernas e cabeças.»

Não é maravilhosa esta observação tão natural de uma criança de 5 anos?

Van Gogh – A Igreja de Auvers

Quando Carlos de 6 anos parou em frente a este quadro do Van Gogh, eu lhe perguntei porque o céu azul é um azul escuro, mesmo sendo de dia, a resposta dele foi muito espontânea e sem hesitação: «Porque o Van Gogh estava triste

Adaptar a visita no ritmo dos pequenos é muito importante. Eles que vão decidir o que lhes interessam.

Falando em imaginação, uma vez eu pedi para o Pedro de 6 anos imaginar o que a Vênus de Milo estava fazendo com os braços, ele me disse que ela estava tirando um selfie. Toda a família caiu na risada!

Uma outra também, quando contei a história do Napoleão Bonaparte a Maria Vitória de 6 anos, ela me disse que ele é como Donald Trump! Acreditam? E assim vai 🙂

A imaginação dos pequenos não tem limites!

 

@ParciParla

Conte uma historia

Conte a historia de uma obra de arte, mostre a criança cada detalhe e a deixe descobrir o que ela tiver vontade. Aos poucos as perguntas sobre o artista, a obra, o material aparecerão. Conosco, as crianças recebem um material para seguir antes, durante e depois da visita, em volta de um atelier temático.

Se você optar por uma visita não guiada, crie uma brincadeira, por exemplo, incite os seus filhos a procurarem uma obra e fale dela. Explique para eles para que servem os museus, e transmita o universo do museu escolhido antes de começar a visita.

Se a criança perguntar várias vezes a mesma pergunta, não se incomode, sem stress, responda quantas vezes for preciso. Em seguida, pense em um enigma e as convide para solucioná-lo. O objetivo é que as crianças aprendam se divertindo e que elas tenham um bom momento em família.

@ParciParla

Conforto

Atenção papai e mamãe, o conforto é muito importante. Uma visita pode durar de 2 a 3 horas, então, pensem em levar sempre uma garrafa de água e evitem carregar peso durante a visita. Os museus em Paris oferecem gratuitamente um guarda volumes. O Museu do Louvre, por exemplo, que recebe em media 40 mil visitantes por dia, oferece um espaço fácil e acessível para guardar volume para todos sem fila de espera! Não hesite a utilizá-lo.

Água na bolsa, braços leves, todos já foram ao banheiro e o mapa do museus em mãos, todos estão prontos para aprender se divertindo. Museu com criança tem que ser divertido!

E para isso, podem contar conosco em Paris: Paris com crianças. ☺

@ParciParla

 

Atividades no museu em Paris com crianças

Há mais de cem museus que oferecem uma agenda de ateliers educativos durante todo o ano para as crianças de todas as idades. Para ter uma ideia do quanto as crianças são bem-vindas, é possível até comemorar os aniversários dos pequenos dentro do museu! Entretanto, para ter o acesso às agendas ricas de atividades é preciso de muita organização. Primeiro, as atividades são na maioria das vezes de quarta-feira (dia livre escolar) e aos finais de semana. Segundo, é preciso reservar com muita antecedência. E na maioria, as atividades são em francês. Assim, em parceria com a PARISKID, criamos nossa própria animação com muita dedicação, priorizando ateliers, para que as crianças de todas as idades tenham uma experiência lúdica e inesquecível nos museus em Paris.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *