Museu d’Orsay – A casa dos impressionistas

Localizado na margem esquerda do Sena, o Museu d’Orsay foi criado graça a decisão do Presidente da República Valéry Giscard d’Estaing de transformar a antiga estação ferroviária Gare d’Orsay em um museu. Entretanto, o museu d’Orsay guarda bem o charme da antiga e a beleza estação ferroviária.

@Parci Parla – Museu d’Orsay

Em 1939, as plataformas da estação se tornaram inadequadas para os trens e a estação passou a ser usada para serviços públicos e parte dela se tornou um centro de discussão durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1986, o museu d’Orsay foi inaugurado para Exposição Universal de 1900.

Coleção

Nas coleções do Museu d’Orsay incluem a arte ocidental 1848-1914, em toda a sua diversidade: pintura, escultura, artes decorativas, arte gráfica, fotografia e arquitetura. O museu tem a maior coleção de pinturas impressionistas (mais de 480 pinturas) e pós-impressionistas do mundo, tais como Monet, Manet, Degas, Renoir, Cézanne, Seurat, Sisley Gauguin e Van Gogh.

Objetos de arte decorativa

Em 1977, uma coleção de objetos de arte decorativa do período 1848-1914 foi estabelecido no Musée d’Orsay. Além da sala de jantar Charpentier 1900, podemos encontrar móveis e objetos como cerâmicas, vidros e jóias relacionados com a revolução industrial. Essas coleções estão dividas por época: o Segundo Império (1852-1870), as duas primeiras décadas da Terceira República (1870-1940) e a Arte Nouveau (em 1890).

Última reforma

O museu d’Orsay reabriu em 2011 depois de uma grande reforma. Todos os espaços foram completamente renovados, com novos ambientes. A grande novidade foi a inauguração do café decorado pelos talentosos brasileiros os irmãos Campana.

@Parci Parla – Café – Campana
@Parci Parla – Museu d’Orsay
@Parci Parla – Degas
@Parci Parla – Berthe Morisot
@Parci Parla – Claude Monet
@Parci Parla – Gustave Caillebotte
@Parci Parla – Museu d’Orsay – Horloge
@Parci Parla – Honoré Daumier
@Parci Parla – Camille Claudel

 

@Parci Parla – Pompon
@Parci Parla – Félix Vallotton
@Parci Parla – Georges Seurat
@Parci Parla – Degas

Informações Práticas

Museu d’Orsay – Musée d’Orsay

Endereço: 62 rue de Lille – 75007

Metrô: Solférino – Linha 12

Horários: no Inverno: das 10h às18h, domingo das 9h às 18h. E no Verão: das 9h às 18h.

Visita noturna à quintas-feiras até 21h45

Aberto diariamente, exceto às segundas-feira

Site: http://www.musee-orsay.fr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *