Um dia especial na Catedral de Notre Dame

Durante a minha formação na Sorbonne, eu tive a chance de ter um curso de Artes Plásticas dentro da Catedral de Notre Dame.

Da Sorbonne, nós fomos a pé, para ir descobrindo a arquitetura medieval do quinto arrondissement, começando pelo grandioso museu nacional da idade média, Hotel de Cluny.

Tínhamos que chegar bem cedo na Catedral de Notre Dame, para poder contemplar os primeiros raios de sol dentro da Catedral. E valeu muito a pena. Admirar os raios solares travessando os vidros das janelas é divino!

As construções das catedrais em geral são projetadas para que o altar se encontre do lado leste e assim receba os primeiros raios de luz do dia.

 

Notre Dame paris

 

Em seguida, fomos descobrir os famosos gargouilles da idade média. Esses “animais” de formas fantásticas foram colocados no lugar das goteiras para evacuar a água da chuva do telhado. Também descobrimos os monstros diabólicos que foram destinados a recriar uma atmosfera mística da idade media, por exemplo a Stryge é um dos mais famosos monstros de Notre Dame.

 

Stryge

 

Ao falar da arquitetura da Catedral é preciso mencionar o principal responsável pela beleza de Notre Dame, o arquiteto Vollet-le-Duc que entre 1844 a 1864 criou também esculturas magníficas dos apóstolos. Todos os santos, São Bartolomeu, São Simão, São Tiago, o Menor, São André, São João, São Pedro, São Tiago, o Maior, São Filipe, São Judas Tadeu, São Judas e São Mateus estão de frente para Paris, exceto um deles, São Tomé, chefe dos arquitetos, que olha a flecha. Dizem que ele contempla a arquitetura e a restauração feita pelo arquiteto.

 

cathedrale_Notre-Dame

 

Espero que a sua visita à catedral seja espetacular. Chegue cedo para admirar os raios de sol dentro da igreja e se possível suba no teto da catedral para poder tirar lindas fotos da Stryge.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.