Não é à toa que Paris é tão rica em história. Além de todos os acontecimentos históricos, a cidade, bem como seus arredores, foi lar de grandes artistas, que deixaram marcas importantíssimas para a posteridade.
O melhor é que algumas casas, apartamentos e quartos desses artistas são hoje museus que preservam suas obras, coleções e registros.
A Parci Parla fez uma lista de casas para você visitar com toda a família.
A casa de Victor Hugo
Infelizmente, a casa do Victor Hugo está fechada temporariamente até março de 2020. Mas para quem estiver em Paris após a reabertura, aqui vão alguns motivos para visitar esse museu imperdível:
Mais de 116 anos de história:
O local existe desde 1903, um ano após o romancista e dramaturgo Paul Meurice propor a abertura do museu no hotel de Rohan Guéménée, onde Victor Hugo havia vivido. A ideia era se inspirar na casa de Dante, de Shakespeare e de Goethe.
Paul Meurice conseguiu reunir cartas, documentos e grandes coleções e obras de Victor Hugo, além de reconstituir o quarto do escritor.
Para além da escrita
Sabia que além de escritor Victor Hugo foi um dos maiores desenhistas de sua época? Desenhos fantásticos, paisagens marinhas e cenas histórias são parte da coleção que vai encantar crianças e adultos durante a visita. Vocês também vão ver que Victor Hugo era amante da fotografia, arte super recente na época.
Até a decoração tem um toque artístico
Victor Hugo levava a decoração de sua casa muito a sério e a considerava a “educação do espírito pelo lar”. Carregadas de símbolos e referências ao seu trabalho e filosofia, as decorações são a expressão de sua criatividade, poesia e humor.
O autor gostava de combinar elementos chineses, góticos, tapeçarias e tapetes turcos, porcelanas japonesas… uma verdadeira viagem pela história. As crianças também vão ficar encantadas!
Para crianças
Sabia que Victor Hugo escreveu alguns poemas sobre o universo infantil? A Editora Gaivota inclusive reuniu alguns desses poemas no livro Cantos Para os Meus Netos. Que tal adentrar no universo de Victor Hugo com as crianças antes da visita?
Endereço:
6, place de Vosges 75004, Paris
Para mais informações: http://www.maisonsvictorhugo.paris.fr/fr/informations-pratiques
Casa de Balzac
O famoso escritor da Comédia Humana morou entre 1840 e 1847 em uma casa no distrito 16, bem pertinho da Torre Eiffel.
O terreno onde foi construída a casa é tão antigo que sua ocupação é datada da Idade Média!
Retratos do artista e de seus personagens, pinturas, gravuras e desenhos se espalham por uma cenografia original, que leva o visitante a conhecer os caminhos do artista, sobretudo na escrita e revisão da Comédia Humana.
Para as crianças
O museu sempre oferece ateliês variados para famílias e crianças: de escrita, de desenho, de teatro… geralmente são ministrados em francês, mas dependendo do ateliê, o idioma não será uma barreira para as crianças.
Endereço:
47, rue Raynouard 75016
Aberto de terça a domingo, das 10h00 às 18h00.
Bilheteria on-line:
www.billetterie-parismusees.paris.fr/content
Casa do Doutor Gachet
Quem gosta das obras de Van Gogh deve se lembrar do famoso Retrato do Dr. Gachet.
Gachet foi um médico francês que tratou Van
Gogh durante suas últimas semanas de vida.
Além de médico, era pintor amador e foi um grande amigo de artistas como Paul
Cézanne, Camille Pissarro e Armand Guillaumin.
Sua antiga casa fica em Auvers-sur-oise, uma vila a 30 quilómetros de Paris conhecida como “a vila dos artistas”, por ter sido destino de diversos artistas.
O jardim da casa foi inclusive cenário de pinturas, como “Mademoiselle Gachet dans son jardin”, também de Van Gogh.
O museu tem entrada gratuita, mas funciona entre março e outubro, de quarta a domingo, das 10h30 às 18h30.
Endereço: 78, rue du Docteur-Gachet – Auvers-sur-Oise
Para as crianças:
Que tal contar para as crianças um pouquinho sobre a história do Van Gogh antes
de visitar a casa? Mostre a pintura que o artista fez do médico e do jardim e,
durante a visita, imaginem juntos quais cenários foram inspiração para cada
pintura.
Quarto de Van Gogh
Se vocês forem à Casa do Doutor Gacher, não podem deixar de visitar o albergue “Ravoux”, onde Van Gogh alugou um quarto de 7 metros quadrados em 1890 e viveu seus últimos dias.
O albergue mantém seus móveis e decorações originais, incluindo a mesa preferida de Van Gogh! Aproveite para saborear um pouquinho da típica gastronomia francesa no restaurante do local.
Uma visita cheia de história experiências para toda a família.
Para as crianças
Procurar um pouco das obras que foram feitas nos últimos meses de vida de Van Gogh, algumas inspiradas no próprio albergue e na vila de Auvers-sur-Oise, e mostrar para as crianças pode aguçar a curiosidade e imaginação delas durante a visita. A obra ‘’Adeline Ravoux’’, por exemplo, foi feita em 1890 e retrata a filha de 13 anos de um mercador de vinho que frequentava o albergue. Onde será que ela estava sentada? Tentem descobrir juntos!
Infelizmente, o local estará fechado até o dia 3 de março. Mas para os sortudos que estiverem por Paris nessa época, já anota na agenda que vale a visita!
Endereço: 52-56, Rue du Géneral de Gaulle, Auvers-sur-Oise
Museu Rodin
O famoso escultor viveu em um magnífico hotel do século XVIII durante os últimos anos de sua vida e foi justamente esse hotel que deu lugar ao Museu Rodin.
Graças a doações feitas pelo próprio escultor, em 1971 era inaugurado o museu, com coleções compostas por 6.500 esculturas em materiais como mármore, bronze e terracota além de desenhos, estampas, aquarelas e gravuras. O museu ainda conta com pinturas, fotografas, esculturas e objetos antigos que Rodin colecionava.
O jardim ao redor do hotel é outro espetáculo: são mais de 3 hectares onde esculturas do artista se misturam à natureza!
Para as crianças
Sabia que Rodin começou a desenhar aos dez anos? Entre os 14 e 17 estudou em uma escola especializada em arte e matemática e há quem diga que, quando pequeno, ele brincava de fazer esculturas com a massa que sua mãe usava para fazer pão. Que tal contar essas histórias para os pequenos?
Aproveite para perguntar o que eles acham das esculturas. Por exemplo: o que será que “O pensador” estava pensando?
Endereço: 79, Rue de Varenne.
Por razões de segurança, o jardim do museu fecha antes de escurecer. Durante o inverno, tente visitar o local antes das 17h00.
Reserve os ingressos no site: musee-rodin.tickeasy.com/fr-FR
Museu Nacional do Eugène Delacroix
A última casa onde viveu o artista do período romancista Eugène Delacroix fica no bairro de Saint-Germain-des-Prés.
Além de obras emblemáticas e outras não tão conhecidas, vocês podem conhecer o apartamento, o ateliê e jardim onde o pintor viveu entre 1857 e 1863, ano de sua morte.
Confira os horários e tarifas no site.
Para as crianças:
Muitas das pinturas de Delacroix dão asas à imaginação. Temas exóticos, religiosos, cotidianos, históricos, tigres e outros animais são marcados por grade expressão, muitas cores e movimento. Pergunte o que elas acham dos quadros: o que cada cena representa? Qual obras elas mais gostam?
Endereço: 6, rue de Fürstenberg, 75006 Paris
Aberto todos os dias, com exceção de terças, das 9h30 às 17h30.
Visitas noturnas toda primeira quinta-feira do mês, até às 21h00.
Em razão do movimento nacional da greve dos transportes, os horários do museu podem ser modificados. Ligar para + 33 0144418650 para mais informações.
Bilhete de entrada: 7 euros
Mais informações: www.musee-delacroix.fr/fr