Paradis Latin, uma passagem para a Belle Epoque

Um dia, um amigo me disse que Paris é um parque de diversão. Eu tive que concordar com ele. A cidade é tão intensa que é preciso prestar atenção a cada passo, pois toda esquina tem uma historia, um ponto atrativo, uma nova descoberta.

A semana passada, a minha descoberta foi na rua Cardinal-Lemoine: Paradis Latin.
Eu já tinha ouvido falar que este cabaré é um dos mais visitados em Paris entre Lido, Moulin Rouge, Crazy Horse… mas não pude imaginar que além do espetáculo, este local é um patrimônio de Paris.

A sua origem é de 1802, quando o Napoleão Bonaparte mandou construir o teatro latino.
Alguns anos mais tarde, o teatro se tornou um dos lugares mais badalados da moda e de intelectuais da noite parisiense. Ele foi destruído durante a Guerra Franco-Prussiana de 1870. Somente 17 anos mais tarde durante a preparação da Exposição Universal 1889, o teatro ganhou uma nova vida quando Gustave Eiffel o reconstruiu ao mesmo tempo que a sua torre. E o novo teatro foi inaugurado em 1889 com o nome: Paradis Latin.

A história não termina por ai. Depois de alguns anos de sucesso, o teatro vai sofrer com a concorrência de Montmatre em 1900 e ficará fechado novamente, e desta vez por 70 anos.
O belo teatro adormecido finalmente será acordado pelo Jean Kriegel que adquiriu o prédio para construir apartamentos. Este homem de bom senso mudou seus planos após descobrir a riqueza que estava escondida entre ruinas: A estrutura do Gustavo Eiffel, um lustre magnífico, os cartazes históricos, enfim todos os vestígios da Belle Epoque foram renascidos com a ajuda do diretor artístico, Jean-Marie Rivière e autor Frédéric Botton que apresentarão a primeiro espetáculo do Paradis Latin em 14 de novembro de 1977.

Depois de ouvir esta incrível história, eu assisti ao espetáculo transportada na Belle Epoque. Acredito que minha mãe também. Ela não parou de me dizer que tudo era magnífico. Como todo o cabaré, o espetáculo é sensual, o Can Can tão esperado é alegria do público, mas o que eu mais gostei do Paradis Latin foi da recepção calorosa e interação com o publico durante o show. Procure o Roberto, animador brasileiro, ele não te deixará triste nem por um segundo.GRAND-FINAL-CHANTEUSE_2

french_cancan1

FRENCH_CANCAN

O jantar é todo preparado na própria cozinha do teatro. Uma meia garrafa de vinho mais uma de champanhe e oba… ficamos com vontade de passar a noite inteira depois do espetáculo e reviver Paris de antigamente, como no filme Meia Noite em Paris do Woody Allen.

Depois do espetáculo, não pude deixar a minha mãe com um gostinho de quero mais, fizemos então uma volta de carro em toda Paris iluminada até meia noite….

maefilha

Para mais informações do show: http://www.paradislatin.com/pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.