O Muguet: símbolo de uma nova temporada e dos próximos dias lindos.

De acordo com a linguagem das flores, o Muguet significa “o retorno da felicidade”.

O Muguet
Tradicionalmente, no dia primeiro de maio, os franceses oferecem um pequeno buquê de muguet desejando felicidades.

A flor Muguet é uma planta herbácea, de regiões temperadas, que floresce na primavera. Aglomerada em forma de sinos e muito perfumada, a sua presença é natural na zona temperada europeia.

Mas de onde vem essa tradição?

A tradição de oferecer o Muguet, no dia primeiro de maio é desde antiguidade. Nesta época, esta data era o momento que os marinheiros voltavam ao mar, os homens penduravam um raminho de muguet nas portas das noivas para marcar seu apego. Era também uma maneira de desejar boas colheitas.

Na França, na época do renascimento, o rei Carlos 9 encantado com um gesto de um cavaleiro que lhe ofereceu um ramo de muguet, o monarca teria continuado a tradição oferecendo o muguet às damas da corte a cada primavera como um amuleto da sorte. A tradição que se espalhou rapidamente por toda a França.

Na França, neste dia de feriado, muitos comerciantes vendem nas calçadas pequenos buquês de Muguet. Normalmente, o dia é ensolarado e nos faz lembrar que o inverno já ficou finalmente para trás e que bons dias de sol virão.

Não há nenhuma ligação com relação com o Dia Internacional do Trabalho, mas desde então esta bela flor perfumada se tornou também o símbolo do festival.

Para vocês eu ofereço este muguet para que os próximos dias sejam lindos!

Bem-vinda Primavera!

Join the Conversation

9 Comments

  1. says: Edinar Corradini

    Amei conhecer está linda flor em formato de sino. Seus cachos brancos me lembram Anjos e singelos amores delicados desejos. Obrigada…Merci… Gratidão.
    Edinar Corradini

    1. says: Ivania Kimura

      Estou encantada com está florzinha, me lembra desenho, contos de fadas, fico imaginando o seu perfume…que maravilha! Estou apaixonada por esta florzinha, Merci…

  2. says: Ivania Kimura

    Estou encantada com está florzinha, me lembra desenho, contos de fadas, fico imaginando o seu perfume…que maravilha! Estou apaixonada por esta florzinha, Merci…

  3. says: Leandro Muguet

    Bom cheguei até aqui porque buscava o significado do meu sobrenome e voilà!
    Uma feliz descoberta, na verdade já sei há algum tempo, mas tinha me esquecido a história da tradição.

Leave a comment
Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.