O que fazer com as crianças em casa

“O homem. Porque ele sacrifica sua saúde, a fim de ganhar dinheiro. Em seguida, sacrifica o dinheiro para recuperar sua saúde. E então está tão ansioso sobre o futuro que não desfruta o presente; o resultado é que ele não vive nem no presente nem no futuro; ele vive como se nunca fosse morrer, e depois morre sem nunca ter realmente vivido.”

Dalai Lama

O impossível aconteceu. O mundo parou. Estamos em casa fechados. O que fazer com este tempo livre? Até quando vai durar? O que fazer com as crianças em casa?

Eu, particularmente, preciso aprender a viver o momento presente. Alias quero aprender a meditar e a aproveitar o máximo do confinamento, e ver o lado positivo desta epidemia.

Como falar sobre o confinamento com as crianças?

Eu demorei um pouco para entender a situação. O presidente da França anunciou primeiramente que as escolas fechariam na segunda-feira, mas que poderíamos votar nas eleições municipais no domingo. Dias depois ele anuncia confinamento total, apenas supermercado, farmácia, passear com o cachorro e fazer exercícios eram permitidos.

Alguns dias depois, eu estava sozinha com minha filha de 7 anos. E decidi ir à farmácia com ela.  A atendente da farmácia quase me colocou para fora, me dizendo (modo à la française) que eu não deveria sair com a minha filha, pois eu estava correndo o risco de passar o vírus para as pessoas e que eu também estava colocando a minha filha em risco. Voltei para casa arrasada. Então a minha filha me perguntou: “Mamãe porque ela falou assim com você?”. Só então, eu entendi a gravidade da situação.

“Julia, meu amor, sabe quando a gente fica gripada? Há um vírus mais forte que infelizmente algumas pessoas que ficam muito fracas quando encontram com este virus. E você sabe por que ele é forte? Porque ele é real. Ele é um vírus que vem com uma coroa, por isso ele se chama coronavirus.”

Ah entende mamãe, vamos brincar?

Adoro criança! Simples assim.

@parciparla

As crianças estão amando este momento. Elas tem os pais delas em casa! Quando isto aconteceu comigo quando eu era pequena?

Assim decidi viver o presente. Não é uma tarefa fácil para quem sempre tem o habito de consultar a agenda a cada minuto.

“Ok, Julia, meu amor, mamãe, está em casa e vai procurar algumas atividades para nós brincarmos juntas!”

Quero compartilhar com vocês o que eu comecei fazer com a minha filha. Espero que vocês se sintam motivamos e inspirados. Compartilhem comigo também o que vocês estão fazendo? Meu instagram é @parciparlaparis

Atividades em casa com crianças

Milagre! Ela não está me pedindo para assistir televisão! Veja o que fizemos com a televisão. Ela se transformou em vernissage 🙂

@parciparla

Lego

O Lego é uma dádiva. Comprei mais caixas de lego. Ela adora que eu seja a sua assistente para procurar peças para ela construir!

@parciparla

Cozinha

Para treinar a escrita, eu peço para ela inventar uma receita, escrevê-la e seguir a risca as etapas que ela mesma construiu. Eu sou a assistente, principalmente para o forno.

@parciparla

Quem quiser ideias de receitas, a dica é o instagram da querida Karen: @eucomosimnoinstagram. Ela tem feito um barulho na cozinha bem legal com os filhos.

Argila, desenho pintura

Criança gosta de fazer bagunça, não é mesmo? Melhor dizer: Arte!

Gosto muito do Art for  Kids Hub:

Que linda esta iniciativa: A minha amiga Betina me disse que os filhos dela fizeram um desenho para oferecer para os lixeiros. A crianças ficaram muito feliz de fazer esta surpresa.
Estamos fazendo o mesmo em casa. Estamos desenhando para as atendentes do supermercado, para o lixeiro, carteiro, para todos que estão trabalhando para continuarmos neste confinamento com dignidade.

Dança

O que eu mais gosto é de dançar. Confinadas em casa, tudo que eu preciso é me mexer. Chegou a hora de mostrar o samba para minha francesinha. Como eu gostaria de saber bem dançar samba… Alguém ajuda?

Música

Tem um violão parado há anos. Sempre sonhei encontrar um tempo para retomar. Quem tiver paciência, vai a dica:

Jogos

Tudo vale! Xadrez, Banco imobiliário clássico ou do Louvre. Não subestime também um jogo de cartas.

@parciparla

Até jardinagem, estou pensando a me aventurar… Quantas descobertas.

Alguns sites de arte legais para crianças viajarem em Paris

Segue uma lista que selecionei para vocês:

Uma visita virtual no museu

Entre aqui e veja que lindo um dos maiores quadro do mundo em Paris.

A Sala Dufy do Museu de Arte Moderna é de tirar o fôlego. A obra, “A fada da Eletricidade” é do pintor Raoul Dufy e foi uma encomenda da Companhia Parisiense de Eletricidade para decorar o Pavilhão da Eletricidade na Exposição Universal de 1937.

Quer entrar na famosa sala dos espelho em Versalhes?

Então clique aqui: Castelo de Versalhes

Museu d’Orsay virtual

Com parceria do Google, muitos museus podem ser visitados. Aqui está o link para entrar no Museu d’Orsay.

Historias de arte para crianças em francês

A minha filha adorou este site: Promenades imaginaires.
Um personagem de uma obra de arte conta uma história para as crianças. Bem escrito e produzido, a ideia é excelente para a criança apreciar uma obra.

Podemos até assistir a uma Opera sem sair casa

A famosa Opera Nacional de Paris abre suas portas também.
Agenda se encontra aqui:.

Quer entrar no quadro da Monalisa?

Aplicativo: Mona Lisa Beyond the Glass

Depois do sucesso da exposição do Leonardo da Vinci no museu do Louvre, podemos agora viajar no quadro mais famoso do mundo. Esta experiência virtual foi exibida neste evento, mas muitas crianças não puderem vivenciar porque ela era prevista a partir de 13 anos de idade. Agora, é a chance dos pequenos!

Procure o aplicativo: Mona Lisa : Beyond the Glass. É um máximo!

Sou eu 🙂

A jornalista Luana que trabalhou na exposição conta aqui de uma maneira divertida a experiencia dela. Vale conferir: https://www.bigornaart.com/2020/03/19/de-frente-com-a-mona-lisa/

Criatividade e solidariedade

O tempo tão sonhado chegou. Eu tenho tentado fazer alguns vídeo no stories do instagram. Algo que eu não tinha muito tempo e percebi que não tenho talento para isso, mas prometo que vou tentar. Quem sabe este tempo me ajude a ficar amiga da câmera.

Alias, estou organizando uma visita virtual para crianças pelo ZOOM. Eu vou adorar vê-los por lá. Quem estiver interessado me escreva no meu whatsapp: +33638340615

O que vai acontecer depois que saírmos de casa?

Depois de tudo isso espero que cada abraço seja bem sentido, que a miséria seja olhada com mais atenção, que a solidariedade aumente e que todas as gaiolas sejas abertas.

Aproveitem! Será um prazer receber sugestões e mensagens 🙂

Merci 🙂

Un gros bisous

Très bientôt!

Aureliana 🙂

Recebi esta sugestão de uma mamãe: https://www.explore.com.br/emcasa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.