Comer em Paris com as crianças

Conheça os restaurantes, cafés e creperias que toda família vai adorar.

Paris é uma cidade rica não só em gastronomia francesa, como em culinária do mundo inteiro. Afinal, o que não falta por aqui é diversidade cultural.
Quer sair pra comer ou fazer uma pausa com toda a família? Confira as dicas da Parci Parla

Creperias

Reza a lenda que, cerca de 7 mil anos antes de Cristo, um homem cansado de comer mingau jogou a massa em uma pedra que estava encostada na fogueira. Em contato com a pedra quente, o mingau virou uma panquequinha, que, anos depois, se tornaria o crepe.

Lendas à parte, durante muitos anos o crepe foi de fato cozido na pedra. Acredita-se que surgiu na Bretanha, no século XIII, tendo como ingrediente principal o trigo sarraceno (trazido da Ásia para a França durante as cruzadas). Com o passar do tempo, os crepes de sarraceno se tornaram um dos maiores símbolos da gastronomia francesa e se espalharam pelo país. Em alguns lugares, os crepes salgados ganharam o nome “galette”.

Que tal contar essa história para as crianças e ir com toda a família experimentar os crepes e galettes mais famosos de Paris?
A Parci Parla fez uma listinha especial com algumas sugestões pra você:

Breizh Café

O Breizh Café é de origem da região da Bretanha e tem várias lojas espalhadas por Paris. Com um menu cheio de sabores deliciosos de crepes e galettes, oferece também as famosas sidras para acompanhar.

Confira a relação completa de lojas no site.

La Droguerie

O nome “A Drogaria” se refere à antiga farmácia que ficava no local e que ainda pode ser reconhecida na fachada da creperia, que é pequenininha e perfeita pra quem está com vontade de pegar crepes pra toda a família e comer na rua. Seja em um banquinho, ou enquanto caminham pelo simpático bairro do Marais.
Endereço:
56 Rue des Rosiers, Marais.

Bretons

Pertinho do metrô Parmentier, a creperia Bretons tem mais de vinte galettes e crepes no menu! A massa de trigo sarraceno é bio e bem fininha e o ambiente é agradável e simpático. Vale a pena conferir! Fica no 56, Avenida de la République.

Mad’Eo

Em Breton, Mad’Eo significa “bem feito”, no sentido, é claro, de “crepes bem feitos”. Essa pequena e simpática creperia é conhecida por aliar qualidade a um preço acessível. Tudo é feito na casa, os produtos bio são prioridade e vocês ainda podem saborear um bom crepe acompanhado pelos sucos de maçã caseiros, sem açúcar e conservantes. Os galettes vão dos mais básicos aos mais sofisticados. Fica à escolha de cada um.
O endereço é 14, Rue de Cadix, 75014.

La petite bretonne

Uma creperia simples e super agradável que começou como um negócio de família. Hoje conta com três unidades em Paris, com receitas típicas da Bretanha. Para acompanhar os crepes, os adultos podem aproveitar para experimentar as sidras da casa.
Endereços:
53 Rue des Martyrs, 75009
48 Rue Mouffetard, 75005
16 Rue Odessa, 75014

Brutus

Os famosos crepes do Brutus são feitos de farinha Sarraceno, sem gluten, vinda diretamente da Bretanha.
Além da tradição dos crepes, Brutus é também o primeiro bar de Sidra em Paris e oferece mais de 25 sidras diferentes!
As crianças também vão adorar, porque além dos crepes salgados e doces, tem suco de maçã bio, lápis de cor e desenhos para colorir!
Endereço:
99 Rue des Dames, 75017

Brunch

Os brunches são famosos em Paris e o que não falta é um bom lugar pra aproveitar essa deliciosa refeição com as crianças. Alguns lugares oferecem, inclusive, atrações para os pequenos se divertirem enquanto vocês saboreiam tudo com calma.

Les 400 coups

Imagina unir paixão por cinema, comida boa e atrações para crianças em um lugar só! Os donos do 400 Coups trabalharam durante muitos anos no cinema e, em 2019, resolveram abrir um restaurante com essa temática, do lado da cinemateca de Paris.
Uma cozinha elaborada, rica em produtos frescos e da estação pra apreciar não só no café da manhã como ao longo do dia.
Nos finais de semana, além de menu exclusivo pra crianças, o restaurante tem área de recreação com jogos e livros.
O brunch geralmente acontece aos domingos.
Endereço: 51, Rue de Bercy, 75012.
Reservas : 01 43 44 18 72

Fan de Carotte

Um restaurante saudável pensado justamente para as famílias, com ateliers para as crianças e brunch kids friendly. No bairro de Batignolles, acolhe famílias e crianças de todas as idades, inclusive bebês a partir de seis meses, com potinhos de papinhas feitas de produtos fresquinhos!
Para a criançada se divertir, tem cabana, jogos e ateliers variados, como espetáculo de marionetes e teatrinhos.
O site deles está temporariamente “em reforma”, mas você pode ficar de olho nas redes sociais:
www.facebook.com/fandecarotteparis/
www.instagram.com/fandecarotteparis/
Lembre-se de ligar para confirmar o brunch e para reservar a sua mesa: 01 74 64 45 68
Endereço : 34 rue Lemercier, 75017

Trattoria de La Rotonde, by Gustu

A Trattoria fica no Grand Marché Stalingrad e oferece especialidades italianas e da Córsega. Saladas, bolos, queijo de ovelha corso, pizza cortada, ovos mexidos, frios e queijos da Córsega, tiramisu, saladas de frutas da estação, queijo branco, entre outras opções deliciosas.
Para as crianças tem desenhos para colorir, joguinhos e atrações ocasionais oferecidas pelo próprio mercado de Stalingrad.
Endereço:
6, Rue de la Bataille de Stalingrad
Reserva:
Por email para resa@larotonde.com

Baby Brunch no Just’in

Situado no hotel Pullman de Montparnasse, o restaurante é conhecido principalmente pelo Brunch que acontece aos domingos, o “Le Baby Brunch”. Enquanto a família aproveita a refeição, os pequenos podem se divertir com uma equipe de animadores em uma área para crianças.
O brunch é 48 euros por adulto e 23 euros por criança de 4 a 12 anos. Grátis para menores de 4 anos.
Endereço:
19, rue du Commandant René Mouchotte

Cafés e salões de chá

A Parci Parla também tem dicas pra hora que bate uma fominha no meio do dia ou que a família toda precisa de uma pausa pra recuperar a energia, se refrescar ou se esquentar um pouquinho.

Cafézoïde

O local se define como “o primeiro café cultural para crianças entre 0 e 16 anos”. Vocês podem tomar um café, um chá, comer um bolo ou até uma refeição, mas a principal atração do cafézoïde são os ateliers de música, pintura, dança, mosaico, entre outros. Confira a programação no site.
Endereço:
92, bis Quai de la Loire

Une mère, une fille à Paris

Esse salão de chá é um lugar pra lá de especial. Aberto por uma mãe com sua filha em 2011, oferece bebidas quentes e frias, doces e comidinhas além de uma lojinha de brinquedos e acessórios para criança.
Une mère, une fille conta ainda com espaço lúdico para crianças e, durante as férias escolares, oferece ateliers.
Confira mais informações no site: 1mere1filleaparis.com/
Endereço:
43, Boulevard Garibaldi
Telefone: 09 54 04 04 80 (importante reservar, sobretudo aos domingos)

Le Moustache Café

Para as crianças – a adultos – que amam gatos, o Le Moustache Café é uma ótima parada. Com 10 gatinhos amigáveis, o café recebe crianças a partir de 4 anos, que podem brincar com os bichinhos. O local também acolhe gatos abandonados para adoção.
Endereço:
10, Rue Raymond Aron.

Le super café

Aqui você pode tomar um café ou até almoçar e jantar com toda a família. Além de eventos culturais, artísticos e solidários, o local conta com cabana de leitura e sala de jogos. Confira a programação dos eventos e ateliers no site.
Endereço:
16 Rue de Fontarabie, 75020
Tel : 09 81 94 44 98

Restaurantes

Finalmente, os restaurantes. Além de alguns dos estabelecimentos de café e brunch já recomendados que também funcionam no almoço e jantar (como o 400 coups e o Fan de Carotte), selecionamos outras dicas de bons restaurantes para aproveitar com as crianças em Paris.

Chez He

O Chez He propõe uma cozinha inspirada nas tradições culinárias do norte da China e é o restaurante dos sonhos de toda criança, com uma área no subsolo de 350m2 dedicada a elas! Para você poder comer tranquilo, o espaço infantil é inteiramente vigiado por câmeras cujas imagens são transmitidas por inúmeras telas espalhadas pelo restaurante.
Endereço:
4 Cité de l’Ameublement, 75011

Les belles plantes

Que tal tirar um dia pra ir ao Jardin des Plantes e almoçar com a família em um restaurante super agradável que fica do lado do jardim?
O Les Belles Plantes é um restaurante familiar onde vocês podem almoçar ou tomar um chá, com um menu especial para as crianças.
Endereço:
47, Rue Cuvier

L’étoile de Montmartre

Se você estiver em busca de um típico bistrô parisiense, o Étoile de Montmartre pode ser uma boa pedida.
Para as crianças, tem um cantinho com mesinha, cadeira e papéis para colorir e um banheiro adaptado. Para os mais velhos, tem até jogos de tabuleiros!
Tudo isso com um menu de opções bastante tradicionais da gastronomia francesa por um preço razoável.
Dica: almoçar à la française com a família e depois passear pelo bairro super charmoso de Montmartre.
Endereço:
26, Rue Duhesme, 75018

Pássarito

Aos amantes da gastronomia portuguesa, Pássarito é sem dúvida o restaurante para ir com toda a família. Bons pratos, bons vinhos, menu para as crianças e espaço dedicado aos pequenos são os diferenciais do restaurante. O nome também não é por acaso: vocês vão conhecer Ulysse, Smarties, Dimitri et Mimi-Ines, os periquitos que moram no restaurante.
As crianças vão adorar!
Endereço:
10, Rue de Goncourt, 75011
Reservas: 09 83 31 25 06

Le Comptoir Général

Imagine levar as crianças em um restaurante que tem até barco pirata e, em alguns domingos, ateliers variados para todas as idades.
Le Comptoir Général tem uma ambientação diferente, calorosa, cheia de plantas e objetos diferentes e também oferece brunchs aos domingos!
Boa pedida para toda a família.
Importante ligar para reservar. No caso do brunch, com 48 horas de antecedência.
Endereço:
80, Quai de Jemmapes, 75010
Telefone: 01 44 88 24 48

Le repère des pirates

Sabe aquele dia reservado principalmente pra diversão das crianças? O Le repère des pirates pode ser o endereço perfeito! Muito mais que um restaurante, é uma casa de espetáculos e intervenções que vão transportar toda a família para o universo dos piratas enquanto vocês aproveitam um buffet à vontade.
Endereço:
79, avenue de Lattre de Tassigny

Le River Café

Para o verão e também para o inverno, o Le River Café fica às margens do Sena, com menu gourmet de produtos frescos e da estação e um ambiente agradável.
Nos dias bonitos, o terraço fica aberto acima do Sena e em dias muito frios, a lareira fica acesa pra deixar o restaurante mais quentinho e aconchegante. Todos os sábados e domingos, de 12h30 à 15h30 tem animadores para crianças a partir de 5 anos.
O restaurante também oferece menu infantil.
Endereço:
146 Quai de la Bataille de Stalingrad.
Telefone: 01 40 93 50 20

La Gare

As crianças vão adorar a ideia de comer em uma antiga linha de trem! A estação Passy-la-Muette foi inaugurada em 1864 e, hoje, dá lugar para o La Gare, que mantém os traços de arquitetura ferroviária construída sobre trilhos de trem antigos.
O menu é bem variado, com opções asiáticas, peruanas e mediterrâneas. Ou seja: para todos os gostos.
O restaurante também oferece brunch todos os domingos, com menu e animações especiais para crianças de até 12 anos.
Aberto de segunda a domingo para o almoço (12h00 à 14h30) e para o jantar (19h00 à 22h30). Brunchs de 12h00 à dos domingos.
Para quem quiser apenas parar para um cafezinho, o Café de la Gare fica aberto de segunda a domingo de 15h às 23h.
Endereço:
19 Chaussée de la Muette, 75016
Reservas: 01 42 15 15 31

A Parci Parla espera que vocês possam aproveitar muito essa seleção e experimentar muitas coisas novas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.