As novidades culturais de Paris

Depois do longo confinamento, a cidade de Paris abre finalmente as portas e com várias novidades culturais. Aqui uma lista das novidades imperdíveis para ajudar no seu roteiro.

Grand Palais Ephémère

O Grand Palais ficará fechado até meados de 2023 para uma grande reforma. Entretanto, tudo foi pensado para que os grandes eventos sejam mantidos.

Assim, o Grand Palais Ephémère foi criado. Um edifício temporário de 10.000 m² foi construído no Champ-de-Mars. Projetado pelo arquiteto Jean-Michel Wilmotte, o Grand Palais Ephémère está pronto para receber até 9.000 pessoas.

Os eventos tradicionais do Grand Palais como o Saut Hermès, o desfilo da Chanel, até os Jogos Olímpicos de 2024 terão seus lugares garantidos.

Site: GrandPalais

@ParciParla
@ParciParla

Museu Carnavalet
Toda Paris em só um museu

O Museu Carnavalet, localizado em uma das mais belas mansões particulares de Paris, foi a residência de Madame de Sévigné, antes de se tornar o museu histórico da capital, dedicado à preservação dos vestígios da antiga Paris.

Após 3 anos de trabalho, o museu abre com um percurso de 3.900 m² redesenhado, entre obras, documentos e arquivos sobre a história de Paris.

As coleções do museu são excepcionais, tanto em número como em qualidade. São 625 mil obras da pré-história até os dias atuais!

Os admiradores de artes decorativas ficarão também maravilhados ao descobrir os interiores inteiramente reconstituídos com a sua decoração original.
Aqui é um verdadeiro livro aberto da arte decorativa dos séculos 18 e 19.

Site: Museu Carnavalet

@ParciParla
@ParciParla

Hôtel de la Marine

Após 4 anos de um projeto colossal de restauração, esta joia do século 18 século abriu finalmente suas portas. Este é um verdadeiro evento histórico. O Hôtel de la Marine nunca foi aberto ao público antes!

Para entender sua importância, temos que voltar à história do monumento, que começou sob o reinado de Luís XV. Em 1755, o rei adotou planos para o desenvolvimento da praça de la Concorde. E foi seu arquiteto, Ange-Jacques Gabriel, que propôs a construção do palácio.
O rei Luís XV decidiu, então, abrigar aqui o guarda-móveis da coroa. Esta instituição foi responsável pelo mobiliário das residências reais, garantindo a manutenção e restauração não só do mobiliário, mas também dos objetos decorativos: vasos, bronzes, tapeçarias, armas e armaduras etc.

O próximo capítulo na vida deste monumento foi na Revolução Francesa.
Em 1789, o Ministério da Marinha dividia inicialmente o espaço com o mobiliário da realeza.
No entanto, os móveis foram aos poucos desaparecendo durante a revolução e logo liberou todo o espaço para os novos ocupantes.

Seguindo as recomendações de um comitê de historiadores, o governo atual finalmente concordou em manter este lugar emblemático e abrir ao público.

@ParciParla
@ParciParla
@ParciParla

Restaurante Mimosa

O Hôtel de la Marine apresenta um restaurante gourmet, Mimosa, com um menu assinado por Jean-François Piège. E ao lado, o café oferece uma variedade de refeições leves.

Site: Hôtel de la Marine

@ParciParla

Bourse de Commerce – Collection Pinault

Um sonho se tornou realidade. O empresário François Pinault esperou por este momento há vinte anos. O bilionário francês inaugurou seu museu de arte contemporânea no monumento histórico parisiense: A prestigiosa Bourse de Commerce do Jardin des Halles.

Gucci, Yves Saint Laurent, Balenciaga, Boucheron e outras marcas fazem de François Pinault, a quinta fortuna da França e um dos dez maiores colecionadores de arte contemporânea do mundo.

François Pinault chamou o arquiteto japonês Tadao Ando que conseguiu dar vida a um museu sem ocultar o monumento histórico da história de Paris. Seu golpe de gênio: a instalação de um cilindro de concreto de 9 metros de altura e 30 metros de diâmetro.

O resultado é simplesmente alucinante e oferece às obras do Sr. Pinault um panorama espetacular.

@ParciParla

La Halle aux Grains

Situado no último andar, o novo restaurante La Halle aux Grains assinado pelo os Chefs Michel e Sébastien Bras com uma magnífica vista de Paris.

@ParciParla

Site: Collection Pinault

La Samaritaine Paris Pont Neuf

Renomeada como “La Samaritaine Paris Pont Neuf” pelo grupo LVMH, esta instituição parisiense completamente renovada reabre suas portas após 15 anos de trabalho para celebrar seu 150º aniversário!

No programa: 20.000 m² de loja com mais de 600 marcas, 3.000 m² de salão de beleza, salão privativo de 300 m², 15.000 m² de escritórios, berçário, spa e hotel Cheval Blanc.

La Samaritaine Paris Pont Neuf comemora também a gastronomia. A instituição conta com o chef de 3 estrelas e premiado também o melhor do mundo, o chef Mauro Colagreco, no restaurante do hotel.

Site: Samaritaine Paris Pont-Neuf

As novidades culturais e gastronômicas não terminam aqui. Sigam o nosso Instagram, toda semana tem novidades para o seu roteiro em viagem em família em Paris. 🙂

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.