Amboise e o Vale do rio Loire

Há diversas formas de explorar a região encantada do Vale do rio Loire, perto de Paris. Podemos fazer um grande circuito de bicicleta, visitar os castelos em uma viagem de vários dias (veja aqui o nosso artigo) ou até mesmo fazer um bate e volta.

Que tal conhecer a cidade de Amboise em dois dias?

Viajar com as crianças na França

 

@ParciParla

 

Primeiro dia:  Castelo de Amboise – Château Royal

Um pouquinho de história: Charles VII é o único filho do rei Luís XI. Quando o seu pai faleceu, ele tinha apenas 12 anos. Em 1491, ele se casará com Anne de Bretanha e durante o seu reinado a França entrará na época do renascimento. Charles VII começará as construções dos castelos do rio Loire e de Amboise. Ele passará a sua infância no neste castelo e fará dele um castelo bem confortável.

Além da visita dos grandes apartamentos da família real, no castelo de Amboise podemos visitar a capela Santo Humberto dedicada ao Leonardo da Vinci. Nesta capela gótica se encontra a sepultura do artista.

Site: chateau-amboise.com

@ParciParla
@ParciParla

Segundo dia: Castelo Clos Lucé

Clos Lucé, onde Leornardo da Vinci passará os seus três últimos anos de sua vida, é um lugar de descoberta através de um divertido parque interativo do gênio multidisciplinar.

Leonardo da Vinci inventou tudo observando a natureza e sonhou tanto com o futuro que o antecipou nas suas invenções.

No parque do castelo, podemos passar horas contemplando as maquetes baseadas nos desenhos de Leonardo da Vinci. Esta grande área na natureza é muito pedagógica, as crianças podem tocar e ao mesmo entender intuitivamente como funciona as maquetes gigantes instaladas no parque.

@ParciParla
@ParciParla
@ParciParla
@ParciParla
@ParciParla
@ParciParla
@ParciParla
@ParciParla
@ParciParla

Uma viagem no tempo

Assim que o castelo Clos Lucé foi construído, o rei Charles VIII compra o lugar para transformá-lo em uma residência bem confortável ao lado do castelo real de Amboise. Mais tarde, os reis Charles VIII, Luís XII e François I vão guerrilhar muito na Itália e lá os reis vão ficar fascinados pelo renascimento italiano.

O rei François I vai passar a sua infância no castelo de Amboise, então ele vai decorar o castelo real na moda do renascimento. Durante a reforma, a irmã do rei, Margerita de Navare, vai morar no castelo Clos Lucé onde podemos admirar esta influencia italiana.

François I vai convidar vários artistas italianos, entre eles: Leonardo da Vinci que se tornará pintor, escultor, arquiteto e engenheiro do rei.

Leonardo da Vinci chegará na França com 3 quadros : João batista, Santa Ana e o famoso quadro da Monalisa que serão terminados no Castelo Clos Lucé.

Durante o seu tempo no castelo Clos Lucé, Leonardo da Vinci será também um grande organizador de festas com efeitos especiais.

 

@ParciParla

Mas a visita da cidade de Amboise não acaba por aqui. Pertinho do Clos Lucé, vale muito a pena continuar a visita no castelo Gaillard.

Château du Clos Lucé
2, rue du Clos Lucé 37400 Amboise
Site: vinci-closluce.com

 

Castelo Gaillard

Não tão turístico, o castelo Gaillard será construído na época do Charles VIII e muito inspirado nos castelos renascentistas italianos.

O gênio desta pequena Itália é Dom Pacello. Monge, botânico e criador da arte dos jardins, ele domesticará a natureza sem dominá-la.

O rei Charles VIII sonhava em recriar na França os jardins encantadores do reino de Nápoles. Assim, Dom Pacello transformará o Castelo Gaillard com parques e terraços de laranjeiras.

A propriedade se tornou um conservatório de frutas cítricas com mais de 60 variedades, entre 160 laranjeiras e limoeiros.

Da conspiração histórica de Amboise, até a lua de mel de Mary Stuart. A arte de viver do século XVI ainda reina neste pequeno palácio italiano. Vale muito a pena a visita!

 

@ParciParla
@ParciParla
@ParciParla
@ParciParla
@ParciParla
@ParciParla

Château Gaillard
29 allée du Pont Moulin 37400 Amboise
Site: chateau-gaillard-amboise.fr

 

Onde dormir em Amboise

Não perca a oportunidade de passar uma noite em um Castelo. Ao lado da cidade de Amboise, eu recomendo muito o Castelo de Pray.

O castelo de Pray também guarda os segredos das mais belas páginas da história da França.

Atualmente, o castelo é um hotel de muito charme com 4 estrelas e restaurante com uma estrela Michelin.

Situado em um parque arborizado de 5 hectares, com jardins franceses, terraços, uma horta e uma piscina aquecida, o castelo de Pray oferece muito tranquilidade e uma viagem no tempo.

Quartos decorados com dossel, cortinas de época, móveis antigos, tapeçarias Goblins, toda a decoração do século XVI nos transporta na história da região.

@ParciParla
@ParciParla
@ParciParla

 

Chateau de Pray
Rue du cèdre, 37 530 Chargé
Site: chateaudepray.fr

 

A cidade de Amboise é repleta de história, charme e surpresas que vão despertar a curiosidade das crianças.

Bom passeio 🙂

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *