Já pensou passar um ano na França e estudar com os filhos?

Respondendo aos leitores que tem me pedido ajuda para uma temporada de estudo com crianças, eu coloco aqui algumas informações sobre os estudos no França.

Todo mundo tem direito a estudar na França

Uma escola francesa pode aceitar uma criança estrangeira se ela fala francês e se os estudos anteriores correspondem ao ensino da educação nacional francesa.
Importante também é que o aluno estrangeiro estude o ano letivo completo, ou seja, de setembro à julho.
Para começar as pesquisas de escolas, eu aconselho a verificar antes o endereço onde se deseja ficar durante neste período.
As matrículas começam em novembro e vai até meados de janeiro.

Há três tipos de escolas

1. Escola Pública

A família escolhe a escola do bairro onde ela será instalada. Os lugares são concorridos. Para escola maternal, a solicitação é enviada a Mairie – subprefeitura do arrondissement (bairro) e no caso do collège, a responsabilidade é do Rectorat.

2. Escola Privada subsidiada pelo governo

A família paga entre 200 e 500 euros por mês. A escola segue as mesmas regras do ensino da escola pública.

3. Escolas internacionais

Estas escolas são independentes do Estado. Em geral, elas são bilíngues (inglês e francês), exigem uniforme, e são bem cotadas na França. A única desvantagem é o preço, entre 5 à 30 mil euros o ano letivo.

Organização escolar na França

O primeiro grau é divido em: École maternelle (3 a 6 anos) e École élémentaire (6 a 11 anos).

O segundo grau é divido em: Collège (11 a 15 anos) e o Lycée (15 a 18 anos).

Organizaçao escolar na França
Organizaçao escolar na França

Principais documentos solicitados

É aconselhável que os documentos sejam entregues com a tradução juramentada.

  • Certidão de nascimento da criança e dos pais
  • Histórico escolar
  • Comprovante da residência na França
  • A carteira de vacina
  • Outros dependendo da escola

Atenção: Se não há passaporte europeu, é preciso solicitar o visto de estudante no país no consulado francês no Brasil, antes de chegar na França.

 

A bientôt :-)!

Aureliana

8 comentarios

  • Olá,
    Quero fazer um curso de francês na França, mas gostaria muito de levar minha filha de 15 anos comigo. É possível ? Como pretendo passar 12 meses, gostaria de saber se ela consegue estudar normalmente esse período aí e qual seria o procedimento legal para levá-la comigo.
    Agradeço sua atenção

  • Olá, preciso muita da sua ajuda…meu filho irá passar um ano na França se preparando para o mestrado, pois precisa estar bem na lingua… Minha filha de 17 anos decidiu ir com ele, mas ainda está no ensino médio. Ela também quer cursar faculdade lá. Minha duvida é: Como procedo com a matricula dela na escola? Sabe alguém que eu possa contratar para fazer esse serviço?

  • Olá Aureliana,
    Antes de tudo obrigada pela iniciativa deste blog que é super interessante e esclarecedor. Eu também quero estudar na França, pretendo fazer um mestrado e como mãe solo minha filha de 7 anos me acompanhará, contudo ela não fala Francês, pretendo ensina-la até nossa partida mas me preocupa se ter o Francês fluente é um pré-requisito para ela ser aceita na escola pública.

    • Olá Liz,
      Obrigada pelo seu contato. Todas as crianças devem ir à escola na França. Mesmo se ela não fala bem o francês, ela tem direito do ensino. A escola vai ajudá-la. Nesta idade, as crianças também se adaptam muito fácil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *