Começando o dia com um bom petit déjeuner!
Du pain et des idées!
Encontramos aqui todos os princípios de uma padaria artesanal de cem anos atrás, com produtos frescos e naturais.
O chefe, Christophe Vasseur, dá ao pão o tempo que for necessário para se formar, sem pressa, respeitando o ritmo do fermento. A sua especialidade é o Pain des amis, o pão dos amigos. O próprio Alain Ducasse escolheu este pão para servir no seu restaurante do Plaza Athénée.
De segunda a sexta-feira
das 6h45 às 20h
34, Rua Yves Toudic, 10°
Metro: Jacques Bonsergent
http://www.dupainetdesidees.com
Um passeio na feira (marché): Marché Raspail
Descobrimos os melhores produtos da estação direto dos produtores da região francesa e dos quatro cantos do planeta.
Todo domingo, o Marché Raspail é dedicado especialmente para produtos orgânicos.
Terça, sexta e domingo.
116, Boulevard Raspail, 6°
Metro: Notre-Dame-des-Champs ou Saint-Placide
Preparação para um piquenique no Sena: Queijo & Vinho
O Queijo:
Fromagerie Quatrehomme
Um lugar preferido dos grandes chefes de cozinha, Quatrehomme oferece mais de 200 tipos de queijos a todos os paladares. A casa, dirigida por Marie Quatrehomme, melhor produtora de queijo da França nos últimos dez anos, foi fundada em 1953. A sugestão da casa é o Fourme d’Ambert, a textura é muito macia e cremosa, que derrete na boca.
De terça à sábado das 8h45 à 13h e das 16h à 19h45.
62, Rua de Sévres, 7° – Metro: Vaneau
O Vinho:
Les Caves Augé
Uma incrível variedade de vinhos de todas as regiões e de preços, um serviço de qualidade com conselhos de especialistas, a reputação da casa é especialização em vinhos finos.
De Segunda das 13h às 19h30
De terça a sábado das 9h às 19h30
116, Boulevard Haussmann , 8°
Metro: St. Augustin
A Sobremesa:
Pâtisserie pain de sucre
Nathalie Robert e Didier Mathray têm um talento incrível, eles se atrevem a combinar os sabores, às vezes, difíceis como alecrim, amêndoa, ruibarbo e o resultado é sempre explosivo!
Sempre é um prazer em descobrir as novas criações e o imperdível é a torta de maçã caramelizada com alecrim, creme de amêndoas, pistache e limão: Tarte aux pommes caramélisée
14, Rua Rambuteau, 3°
Metro: Rambuteau
http://www.patisseriepaindesucre.com
Compras: idéias de presentes gastronômicos
L’Epicure du Père Claude
Aqui encontramos frios, uma seleção de vinhos, champanhes e todos os tipos de outros produtos locais, frescos e de grande qualidade.
De terça à domingo das 10h às 23h
4, Rua du Général-de-Castelnau, 15°
Metro: La Motte-Picquet Grenelle
http://www.lepereclaude.com
Au Bain Marie
Um lugar mágico de Aude Clément que criou o conceito da loja de decoração original. No meio da fragrância de uma vela de gengibre, criada pela anfitriã, Au Bain Marie é cenário sumptuoso, onde podemos encontrar objetos surpreendentes de arte da mesa novos a antigos.
56, Rua de l’Université, 7°
Metro: Solferino
http://www.aubainmarie.fr
Para o jantar
La Cave de l’os à moelle
Este restaurante é como estar em casa com amigos; o encanto é imediato. La Cave de l’os à moelle oferece uma cozinha tradicional francesa em um amistoso.
A decoração é rústica e despojada, atmosfera amigável e descontraída, as pessoas vêm aqui para desfrutar de um bom vinho e comer à vontade a uma preço razoável.
181, Rua Lourmel, 15°
Metro: Lourmel
De terça a domingo.
Muitas dessas dicas, contamos com o livro do ilustre chefe de cozinha Alain Ducasse: J’aime Paris (venda unicamente pela internet: http://www.alain-ducasse.com).
Bon appetit!
Parabéns pela descrição , corresponde bem minha experiência gastronômica em Paris. Eu passei lua de mel na cidade luz e contei com o pessoal do Saboreando ( http://www.saboreandoparis.com/tour-gastronomico/) para descobrir a culinária local. Agora que estou de volta fico me deliciando com os blogs de gastronomia de Paris, continue com este trabalho!
abs