Em 2013, a prefeitura de Paris criou um projeto audacioso para os parisienses. Muitos ficaram resistentes, principalmente aqueles que reclamam do trânsito de Paris, mas este projeto é sucesso absoluto. Do que estamos falando?
Estamos falando simplesmente de uma área de relaxamento no centro da cidade, sem o stress dos carros, ou melhor, da vida verde e zen em Paris.
Hoje os carros não são mais bem vindos as margens do rio Sena esquerda (Rive gauche). Elas estão reservadas para os pedestres agora. O projeto não é apenas proibir os carros, mas criar atividades diversas para todas as idades, contando com 3 pólos: Natureza, Esporte e Cultura.
Em três anos, 6 milhões de visitantes já aproveitaram e abraçaram a ideia.
Este iniciativa de recuperação de Berges de Seine transformou a paisagem urbana de 2,3 km ao longo da margem esquerda do Sena, do Musée d’Orsay ao Museu Quai Branly, incluindo as grandes pontes de Paris: Pont de la Concorde, Pont Alexandre III, Pont des Invalides, Pont de l’Alma.
Com este sucesso incontestado, Anne Hidalgo, prefeita de Paris lançou em maio 2015 o Ato II:
A reconquista da margem direita do Rio Sena.
O que encontramos no lado esquerdo do Rio Sena?
Os jardins flutuantes Niki de Saint Phalle
Construídos para apresentar a diversidade do ecossistema aquático parisiense e a importância do bem-estar dos cidadãos, estes jardins são novas ilhas. Eles são organizados em barcaças de metal feitas sob medida compostos por cinco ilhas ligadas. A cidade conseguiu aqui claramente um ponto zen.
Lugares deliciosos para comer:
Você terá a opção de trazer o seu piquenique ou desfrutar desses deliciosos lugares ao longo do passeio:
Rosa Bonheur
Na linha de Rosa Bonheur des Buttes Chaumont, a Rosa Bonheur sur Seine é uma real taberna moderna. Ela oferece, em seu cardápio, bebidas e tapas e uma seleção dos seus principais produtos artesanais.
Flow
Este é um endereço amigável para admirar uma bela vista da cidade com amigos ou família. No cardápio, uma seleção de bolos caseiros, hambúrgueres, bagels, saladas.
Bistrot Alexandre III
Membros da equipe do Bar Alexander III reuniram-se para agradar e tornar-se a referência de comer sobre a água.
Nas margens do Rio Sena, a criança é rei.
Diversas animações gratuitas foram planejadas para as crianças aventureiras, brincalhonas e curiosas.
As ruas foram preenchidas com marcas originais: amarelinha, mini pista de atletismo… para as crianças brincarem ao ar livre.
Há um espaço dedicado à arte em uma parede de ardósia para os pequenos artistas, mesas para festas de aniversário, uma parede de escalada para os aventureiros e o Mumo (museu móvel) para os curiosos. Além disso uma estação especial do Velib ao longo das margens.
Atividades não faltam nesta bela iniciativa. Parabéns para prefeitura de Paris!
Informações Práticas:
Gratuito
Acesso ao Berges:
Port de Solferino:
Metrô: Assembleia Nacional (linha 12)
Musée d’Orsay:
RER C
Pont des Invalides:
Metrô: Invalides (linhas 8 e 13)
Para entender melhor o projeto: