Torre João Sem medo, um lugar secreto para as crianças

@ParciParla – Tour Jean Sans Peur

Um pouco de história da Torre

Em 1392, no meio da guerra de 100 anos, o rei da França Charles VI, conhecido como “o louco”, sujeito a ataques de sua doença mental, é forçado a abandonar o poder.

Os senhores da sua família lutam entre eles para tomar o poder. O conflito será principalmente entre o irmão do rei, Luís de Orleans, e seu tio, Philippe le Hardi de Borgonha.

Em 1404, o poder vai para o Luís de Orleans. O confronto entre os duques de Orleans e Borgonha se intensifica quando Jean Sans Peur, em português João Sem Medo, filho de Philippe le Hardi, manda assassinar o seu primo, Luís de Orleans, em Novembro de 1407.

Entre 1409 e 1411, para se proteger de represálias e também para mostrar o seu poder, João Sem Medo manda construir uma fortaleza ostentatória na sua residência: Uma torre de 27 metros, a mais alta na época.

Entretanto, o João Sem Medo acaba sendo assassinado em Montereau em 1419, o hotel e a torre permanecem na família dos duques de Borgonha, até a morte do rei.

Logo depois deste evento histórico, virá a grande heroína Joana d’Arc….

Enfim, a Torre João Sem medo cai em desuso. Somente em 1866, com a criação da rua Etienne-Marcel, a torre será redescoberta, o único vestígio do antigo Hotel de Bourgogne.

A Torre Jean Sans Peur será classificada como monumento histórico e restaurada em 1893. Desde 1999, a Torre é aberta ao público.

@ParciParla – Chaminé

A visita imperdível

Vale muito a pena a vista dos quartos medievais da torre. As portas pequenas e baixas mostram o quanto somos mais altos hoje em dia.

O que mais desperta a curiosidade das crianças, é sem dúvida, o banheiro da época, conhecido mais como latrina. Aqui, podemos ver a reconstrução da latrina mais antiga de Paris, instalada no quarto.

Só a vendo para entender a complexidade dos banheiros na época.

@ParciParla – Latrina Tour Jean Sans Peur

Decoração

Esta decoração é uma das obras-primas da escultura extravagante francesa. Cada planta é uma representação de um membro da família de Borgonha, o carvalho, símbolo do poder e da longevidade.

@ParciParla – escada Tour Jean Sans Peur

Moda

Além de toda esta arquitetura antiga, podemos admirar algumas exposições como a moda da época.

Para os moralistas da idade média, o vestuário é um reflexo da alma. As autoridades religiosas e laicas garantiam a conformidade com os padrões e excesso de limite. A roupa é uma expressão da dignidade, status social, mas também o reconhecimento e exclusão.

@ParciParla – Moda

Algumas cartas no baralho de 1460

Este conjunto de 48 cartas reflete as relações políticas na Europa Central em meados do século XV. Quatro reinos são identificados: França, Alemanha, Bohemia e Hungria.

Cada carta indica os trajes e atributos dos reis e as rainhas e seus funcionários, do bobo da corte ao mordomo. Estes são representados em uma hierarquia, que varia de I a X.

@ParciParla – Jogo de cartas

Se você desejar uma visita guiada com a gente, entre em contato, será um grande prazer!

À bientôt 🙂

 

Informações Práticas

Endereço: 20, rua Étienne Marcel, 75002

Metrô : Étienne Marcel – Linha 4

Horários: das 13h30 às 18h00 de quarta-feira a domingo.

Site: tourjeansanspeur

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *