Dia dos Reis em Paris com as crianças: confira as dicas

O Dia dos Reis (6 de janeiro) é uma data superimportante no calendário de muitos países da Europa. Na França não é diferente.
Também conhecida como “L’Épiphanie”, a data religiosa celebra no ocidente a chegada dos reis magos e a manifestação de Jesus Cristo como Deus.
Já que o dia 6 não é mais considerado um feriado, a data é comemorada no primeiro domingo após o Natal (primeiro domingo de janeiro).
Até aí, sem grandes novidades em relação ao Dia dos Reis no Brasil. Então vamos a uma tradição típica da França, Suíça, Bélgica e algumas regiões do Canadá: a famosa Galette des Rois.

A torta folhada à base de farinha de amêndoas, ovos e manteiga tem origens romanas e é o maior símbolo do Dia dos Reis na França!
Mas a tradição não para por aí: além da deliciosa receita, a galette des rois é conhecida por uma “brincadeira” que reúne toda a família: antigamente, dentro da torta havia uma fava que hoje é substituída por bonequinhos de plástico ou porcelana. Pela tradição, a galette deve ser cortada em pedaços iguais e a criança mais nova da família deve entrar embaixo da mesa para dizer quem recebe cada pedaço, enquanto um adulto os distribui.
O sortudo que receber o pedaço onde está o bonequinho ganha a coroa que vem com a torta, se torna o “rei ou rainha” da família até o final do dia e deve ser o responsável por providenciar a galette des rois do ano seguinte.
Que tal contar essa tradição para as crianças e celebrar a data à la francesa? Confira algumas dicas de onde comprar ou saborear a famosa galette des rois.

Maison Kayser

Com diversas unidades espalhadas por Paris, a boulangerie é famosa por sua grande variedade de galettes: tradicionais, recheadas de pistache e framboesa, maçã… opção é o que não falta. A boulangerie também oferece o “Brioche des rois du sud”: com frutas cristalizadas e açúcar de confeiteiro, é típico do sul da França para a celebração do Dia dos Reis.

Os preços variam entre 16 e 26 euros para uma galette ou brioche des rois.
Confira todos os endereços:
https://www.maison-kayser.com/boulangeries/10-paris

Yann Couvreur

Galette de amêndos ou de nozes. Você escolhe! A pâtisserie Yann Couvreur é famosa por ter entre suas galettes uma opção superbonita em formato de noz.
Dá só uma olhada no capricho!

A versão ‘’tradicional’’ da galette, nesse caso, é feita de amêndoas, baunilha e flor de sal! É de dar água na boca, não é?
E o personagem escondido na torta uma linda raposinha.

Os preços estão entre 24 e 26 euros.
Confira os endereços aqui: https://yanncouvreur.com/nos-adresses

Une Glace à Paris

A “Une Glace à Paris” tem uma versão da torta com sorvete de amêndoa e merengue derretido! Se você está achando essa ideia muito gelada para o inverno, fique tranquilo: a galette vai ao forno para proporcionar uma deliciosa experiência de quente e frio!

Unidade do Marais :
15 rue Saint Croix de la Bretonnerie 75004

Aberto às quartas, quintas e sextas-feiras das 13h às 20h, sábados de 12h às 20h00 e domingos de 12h às 19h30.

Unidade de Montmartre:
44 rue des Abbesses 75018

Aberto às quartas, quintas e sextas-feiras das 13h às 20h, sábados de 10h às 20h e domingos de 10h às 13h30 e 14h às 19h

The French Bastards

Essa maravilhosa foto se encontra no Instagram da chef de pâtisserie Nina Métayer.
Você encontra a galette – que pode ser considerada uma arte – na boulangerie e pâtisserie “The French Bastards”

Endereço: 61, rue Oberkampf, 75011

Dealer de Gourmandises

Mais uma opção para quem gosta de experimentar opções diferentes: uma galette que mistura caramelo, manteiga da Normandia, creme de amêndoas e chá Genmaïcha!

Endereço : Dealer de Gourmandises, 6 rue Androuet, 75018

Stohrer

Quer melhor lugar para comprar uma galette de rois tradicional do que a pâtisserie mais antiga de Paris? Acredite se quiser, mas a Stohrer foi fundada em 1730!
Uma ótima opção para saborear a torta dos reis e ainda visitar esse lugar histórico.
51 rue Montorgueil, 75002

Esses são apenas alguns dos muitos endereços em que você pode encontrar uma boa galette des rois para toda a família. E claro, se vocês preferirem algo mais simples e ainda assim muito gostoso, o que não falta é galette de rois nos mercados e pequenas boulangeries e pâtisseries espalhadas por toda a cidade!

Feliz Dia dos Reis!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.