Parque Monceau, um jardim romântico e familiar

Eu vou falar um pouco de um lugar muito parisiense e fora do grande circuito turístico, de um dos mais elegantes jardins de Paris, assim como o bairro (8º distrito): O Parque Monceau e uma de suas atrações: O Museu Cernushi.

 

Parque Monceau – Cheio de curiosidades

Este parque foi um projeto impulsivo do Duque de Chartres, no século XVIII.

Sendo mestre do grande oriente na França, o Duque de Chartres ordenou a criação de um jardim de ilusão, onde se misturava um conjunto decorativo medieval, antigo e exótico.

Uma verdadeira e deslumbrante loucura, o parque foi criado com elementos das civilizações antigas, muçulmanas, chinesas com elementos barrocos (cavernas, cachoeiras e fontes), várias culturas misturadas.

Logo na entrada norte do parque, na rua de Courcelles, você logo compreenderá esta incrível combinação. Um maravilhoso pavilhão neoclássico marcava o limite entre Courcelles e Monceau que permitia ao rei Luís XVI cobrar os impostos sobre bebidas e mercadorias que entravam no capital.

Um outra curiosidade, foi no Parque Monceau que ocorreu o primeiro salto de paraquedas na história. No dia 22 de outubro de 1797, André-Jacques Garnerin e se tornou o primeiro homem a ter feito um salto em paraquedas.

A caminhada está cheio de surpresas: numerosas estátuas, uma arcada renascentista, árvores espetaculares, uma grande diversidade de pássaros… Sem falar da sua fonte de inspiração artística. Pelo seu caráter original e incomum, o parque Monceau sempre inspirou pintores como Monet e Caillebotte, mas também fotógrafos, como Eugène Atget ou Willy Ronnis.

@ParciParla
@ParciParla
@ParciParla

Um lugar encantador para as crianças

Além de um carrossel e um parquinho dedicado para ao pequenos, as árvores também são um sucesso como atrativo.

@ParciParla
@ParciParla

 

O Museu Cernushi – Museu de Arte Asiática na cidade de Paris

O Parque Monceau está rodeado por prédios luxuosos incluindo o Museu Cernuschi, um dos mais antigos museus da cidade de Paris.

O economista, Henri Cernuschi (1821-1896) cedeu à cidade de Paris suas coleções de arte asiática durante a sua volta ao mundo e sua mansão localizada na entrada do parque Monceau.

O museu tem uma notável coleção de arte chinesa antiga: cerâmica neolítica, bronze bronzeado, estátuas funerárias, bem como uma coleção muito fina de pinturas clássicas e contemporâneas chinesas.

@ParciParla
@ParciParla
@ParciParla
@ParciParla

Atividades para crianças

Os ateliers para as crianças criados pelo museu são muito pedagógicos. Depois da visita ao museu, as crianças são convidadas a desenhar e pintar os animais vistos na exposição.

@ParciParla
@ParciParla
@ParciParla

Aproveite da sua passagem no Parque Monceau e visite o Museu Cernushi 🙂

Boa visita :)!

Informações Gerais

Parque Monceau
35 Boulevard Courcelles, 75008

Museu Cernuschi
7 Avenue Velasquez, 75008
Aberto todos os dias, exceto segunda-feira e feriados de 10 a 18 horas.
Entrada gratuita às coleções permanentes

Site: cernuschi.paris

Metrô: Monceau – Linha 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *