Falar de guerra não é um assunto atrativo para as crianças, porém a história e a cultura por trás de cada exército desde a idade média fazem deste monumento um lugar imperdível, sem contar com a incrível homenagem ao Napoleão Bonaparte.
Começamos com um pouquinho da história dos Invalides:
Origem dos Invalides
Em 1670, o rei Luís XIV criou o Hotel des Invalides (Inválidos em português), para recolher e cuidar dos soldados feridos na guerra ou aqueles que eram velhos demais para continuar lutando. Aproximadamente, 50 mil soldados viveram aqui ao mesmo tempo.
O Hotel des Invalides tinha dormitórios amplos, uma enfermaria, refeitórios e uma igreja chamada Igreja dos Soldados. Entretanto, esta igreja não foi suficiente para rei. Luís XIV queria uma porta de entrada única reservada apenas para ele, assim uma nova igreja foi construída, logo atrás da Igreja de Soldados. Com uma esplêndida cúpula dourada revestida por 555 mil folhas de ouro, a igreja Dome evoca o Sol, afinal nossa majesté era chamado de: O Rei do Sol.
Para crianças
Elas poderão admirar a armadura gigante de François I, os inúmeros chapéus de Napoleão I, assim que a evolução dos equipamentos, técnicas e uniformes de cada época. O registro de pinturas, esculturas e fotografias é muito didático. Porém, o que mais chama atenção de todos é túmulo do Napoleão Bonaparte no centro da cúpula da igreja Dome.
O Museu
Criado em 1905, o museu do Exército abriga uma das mais ricas coleções de objetos da história militar do mundo. Ele traça a história militar francesa desde a idade média até a segunda guerra mundial. São mais de 500 mil armas, armaduras, peças de artilharia, decorações, emblemas, pinturas e fotografias divididas em 6 departamentos:
Artilharia de la Cour d’Honneur
No pátio, encontramos 70 canhões de bronze dos séculos XVII, XVIII e XIX.
Armas e armaduras da idade média até 1643
Este acervo é o terceiro maior do mundo. A apresentação é cronológica relembrando as armaduras e armas de cada período.
Departamento moderno (1643-1871)
Abrange o período de Luís XIV ao período de Napoleão III.
Departamento contemporâneo (1871-1945)
Conta as duas guerras mundiais.
Historial Charles de Gaulle
Um espaço multimédia que traça a vida e obra de Charles de Gaulle.
A Igreja Dome
Sob a responsabilidade do museu, que abriga o túmulo de Napoleão I, seus dois irmãos, seu filho, o Eaglet, Vauban, os marechais Turenne, Foch e Lyautey.
Informações Práticas:
Les Invalides
129, rue de Grenelle, 75007
Metrô: Invalides (linhas 8 e 13), La Tour Maubourg (linha 8) e Varenne (linha 13).
Aberto todos os dias
Site: musee-armee.fr
Veja também outra dica: