Bibliotecas de Paris

Em Paris, os amantes de livros têm muito o que se divertir: mais de sessenta bibliotecas dentro da cidade. Muitas guardam coleções tão prestigiosas quanto a decoração que as acolhem.
Nossa seleção de algumas imperdíveis:

Médiathèque Marguerite Duras
Um espaço inovador, moderno, a Médiathèque Marguerite Duras é a maior biblioteca em termos de frequentação da rede parisiense, com cerca de 140 mil documentos distribuídos mais de 4200 m².

Acesso:
115, Rue de Bagnolet – 20 °
Metro: Alexandre Dumas, Porte de Bagnolet, Gambetta


Biblioteca Sainte-Geneviève
Criada em 1850, multidisciplinar, ela recebe um público composto principalmente por estudantes, mas também pesquisadores e curiosos.
Uma das primeiras aberta ao público no século XVIII, a Biblioteca Sainte-Geneviève é inscrita aos Monumentos históricos desde de 1992.
As suas coleções é uma das maiores e mais antigas abadias em Paris.

Acesso:
10 place du Panthéon – 5°
Metro: Capela da Sorbonne, Maubert Mutualité


Biblioteca interuniversitaire de medicine
A Biblioteca Interuniversitaire de medicina é especializada em medicina, farmácia e ciências.
Ela possui documentos dos primeiros médicos na Europa, incluindo mais de um milhão de volumes e quase todas as teses de Paris desde 1539.
Ao pé da escada para a biblioteca, há uma estátua, desenhada pelo Barrias em 1902, representando uma mulher envolto expondo seu peito nu. Com a inscrição: “A natureza revelando-se diante da Ciência”.
Acesso:
12, rue de l’École de Médecine – 6°
Metro: Odeon

 

Biblioteca Forney
A Biblioteca Forney é especializada em artes decorativas, artesanato e técnicas artesanais de artes plásticas e gráficas.
Acesso:

Hôtel de Sens, 1 rue du Figuier 4°
Metro: Pont-Marie ou Saint-Paul

 

 

L’Hotel de Ville
A Biblioteca do Hotel de Ville (prefeitura de Paris) contém a 9 km de estantes de história de Paris. Documentos legislativos e regulamentares, as publicações oficiais da cidade e do governo francês, manuscritos legais, papéis de políticos, coleções de revistas, desenhos e fotografias de Paris .
Acesso:
5, Rua Lobau – 4°
Metro: Hotel de Ville

 

Biblioteca BiLiPo
Biblioteca da ficção policial (também chamada Bilipo) é a única instituição francesa dedicada à preservação e promoção da ficção policial. Esta biblioteca é especializada em ficção policial e de espionagem, filmes de detetive, criminologia, diversos., bem como aspectos-chave do crime.
Acesso:

48-50, rue du Cardinal Lemoine – 5°
Metro: Cardinal Lemoine

 


Biblioteca François Truffaut
A Biblioteca François Truffaut é especializada em cinema. Ela oferece a consulta e empréstimo de uma grande coleção audiovisual sobre a história e as técnicas do cinema.
Acesso:
4 rue du Cinema, o Forum des Halles
Metro: Chatelet

 

 

Biblioteca François Mitterand
As quatro torres em forma de livro, que dominam o antigo bairro industrial, produzem a ultra-moderna, biblioteca François Mitterrand.
O edifício contém em seu centro, um jardim de mais de 12.000 metros quadrados, que relembra o formato dos mosteiros medievais. O acervo da biblioteca reúne cerca de 10 milhões de livros e jornais, revistas, como também CDs, vídeos.
Acesso:
11 Quai François Mauriac
Metro: Bibliothèque François Mitterand

Um comentario

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *